Notícias

07mar

Quantidade exagerada das porções servidas no "prato feito" reflete em excesso de calorias

O “prato feito” brasileiro – formado pela clássica combinação de arroz, feijão, carne, salada e acompanhamentos diversos – tem cerca de metade da necessidade calórica diária de um homem adulto e 60% de uma mulher adulta. Isso é o que aponta uma pesquisa internacional realizada com apoio da Fapesp no Brasil, e publicada no British Medical Journal.

A quantidade exagerada no tamanho das porções servidas nos restaurantes analisados acaba se refletindo no excesso de calorias ingeridas, podendo gerar ganho de peso e obesidade.

As análises mostraram que uma refeição brasileira, sem bebida e sobremesa, contém em torno de 1200 kcal — sendo que parte das opções analisadas tinham mais de 1600 kcal.

Como parâmetro, o serviço de saúde pública da Inglaterra recomenda que um homem adulto consuma 2500 kcal por dia e uma mulher adulta, 2000 kcal.

A qualidade nutricional do 'PF' também deve ser observada pela população, em virtude da quantidade reduzida de salada e do excesso de arroz.

Especialistas recomendam a proporção ideal de 3 a 4 colheres de sopa de arroz, uma colher de sopa de feijão, uma carne magra (sem gordura) do tamanho da palma da mão, uma porção de legumes refogados e salada verde à vontade.

 

Fonte:
Portal G1 - Bem Estar

Redação:
Prática


Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar