Notícias

04jan

POR QUE VACINAR CONTRA O SARAMPO?

Saiba quais os principais sintomas da doença.

O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa, e uma das principais causas de morte entre crianças pequenas em algumas partes do mundo. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade, e as complicações infecciosas relacionadas à doença contribuem para a sua gravidade, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Os sintomas mais comuns do sarampo são febre alta, nariz escorrendo, tosse, olhos vermelhos e aquosos (conjuntivite) e, principalmente, manchas avermelhadas pelo corpo. Além disso, o Ministério da Saúde define caso suspeito todo indivíduo que apresente os sintomas e tenha histórico de viagem ao exterior nos últimos 30 dias, ou de contato no mesmo período com alguém que viajou ao exterior.


PREVENÇÃO
A melhor forma de combater o sarampo é através da vacinação, que é oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde. A tríplice viral (que combate o sarampo, a rubéola e a caxumba) e a tetra viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela) fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis ao longo de todo o ano nos postos de saúde em todo o país.


Veja a recomendação do Governo Federal para vacinação:

- Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

- Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice.

- Pessoas de 10 a 29 anos: duas doses da vacina tríplice. 

- Pessoas de 30 a 49 anos: uma dose da vacina tríplice viral.


O Ministério da Saúde estabelece ainda que quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme o preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.

Em caso de dúvidas, procure um médico na unidade do CCG mais próxima de você.


Saiba mais sobre o Sarampo em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

 

Redação:
Prática
Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar