Notícias

06dez

Exercícios físicos leves podem aprimorar aprendizagem cerebral

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, e da Universidade de Tsukuba, no Japão, mostram que dez minutos de exercícios físicos leves podem beneficiar o cérebro em curto prazo.

Diversos estudos já comprovaram que as pessoas que se exercitam regularmente tendem a ter um hipocampo maior e mais saudável do que aquelas que não o fazem, especialmente à medida que envelhecem.

No entanto, esses estudos geralmente envolvem exercícios moderados ou vigorosos, como correr ou caminhar rapidamente. A novidade é que uma atividade física que quase não acelera o coração já pode traz benefícios à mente.

Os participantes da pesquisa demonstram lembrar melhor de imagens após uma leve pedalada, e seus cérebros também funcionaram de maneira diferente. Exames de ressonância magnética mostraram que partes do hipocampo se iluminavam de maneira sincronizada com partes do cérebro associadas à aprendizagem. Quanto maior a coordenação entre as partes díspares do cérebro, melhor o desempenho dos participantes em testes de memória.

 

 

Fonte:
Portal Jornal O Globo
Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar