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14mar

Combinações certas de alimentos ajudam a controlar o índice glicêmico

Uma dieta com baixo índice glicêmico pode auxiliar na prevenção de obesidade, além de promover maior saciedade e oxidação da gordura.

O controle glicêmico é importante principalmente para pessoas com diabetes, que devem atentar para o consumo moderado de alimentos ricos em carboidratos.

Para fazer esse controle, é preciso observar alguns fatores na alimentação, como o tipo de fibra, a forma de preparo do alimento (se assado, frito ou cozido), e a associação entre alimentos ricos em gorduras e/ou proteínas (refeições mistas).


Refeições mistas e alimentos integrais tornam o processo de digestão e absorção mais lento e acarretam menor pico insulínico. Para quem tem diabetes ou pré-diabetes, essa absorção mais gradativa também é benéfica pelo melhor controle glicêmico.


Atenção às combinações

A parceria entre arroz e feijão é ótima, pois o feijão é uma excelente fonte de fibras. Mas não é recomendado comer arroz branco puro. O ideal é aliar uma boa porção de salada, vegetais e grelhados. Isso porque a presença das fibras dos vegetais deixa a absorção do amido mais lenta, evitando os picos de insulina e glicose.

Um bom prato saudável deve ter fibras, proteínas e até mesmo azeite de oliva em sua composição. Essas combinações permitem que o carboidrato do arroz branco seja absorvido gradativamente pelo organismo. 
 

Fonte:
Portal G1 - Bem Estar

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