Notícias

26abr

26 de abril: Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Hoje, dia 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. E especialistas da área da saúde vêm fazendo alertas sobre esta que é considerada uma das doenças mais democráticas, pois acomete um número relevante de pessoas em todo o mundo. Atualmente, em torno de 1 bilhão de indivíduos têm hipertensão.

As principais causas de morte no Brasil – infarto e acidente vascular cerebral – têm na pressão alta uma das suas principais causadoras. E considerando um contexto tão significativo, medidas preventivas vêm sendo adotadas por algumas instituições médicas.

A Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Cardiologia, por exemplo, atualizaram as recomendações de diagnóstico e tratamento da hipertensão. Antes, era considerado hipertenso o indivíduo que registrasse números acima de 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHg). Agora, 130 por 80 (o popular 13 por 8) já é avaliada como doença, e situações que variam de 120 a 129 por 80 – antes normais – acionam o sinal amarelo.

“Essa foi a maior ação de prevenção cardiovascular realizada pelo bem da humanidade”, diz o cardiologista Flavio Fuchs, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Alguns médicos, entretanto, acham os novos limites muito radicais, recomendando a importância de se detectar e controlar o problema mais cedo. Reforçam ainda que, com mudanças no estilo de vida, é possível domar uma pressão mais elevada a ponto de impedir ou postergar sua conversão para a hipertensão – e sem o uso de remédios.

Ajustes na dieta e exercícios derrubam até 20 mmHg. Parece pouco? “A cada redução de 2 mmHg, o risco de um AVC cai em 10%”, calcula o cardiologista Luiz Bortolotto, diretor da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).
 

Informações: Revista Saúde
Redação: Prática 

Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar