Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas consultando aqui a lista de perguntas e respostas.

Quantos funcionários são necessários para fazer um plano empresarial?

No mínimo 5 pessoas, entre titulares e dependentes. 

Quem pode ser dependente no plano empresarial?

Esposa (o), companheira (o), filhas (os) naturais, adotivos ou enteados até 21 anos, ou até 24 anos se for universitário e declarado no imposto de renda do titular. 

Posso fazer um plano pessoa física familiar?

O plano pessoa física é individual, em que cada pessoa paga um valor de mensalidade conforme sua faixa etária.  

No plano pessoa física vou pagar algum valor nas consultas e exames?

O plano pessoa física sempre terá participação nas consultas. Para exames, procedimentos e baixas hospitalares não haverá participação. 

Como faço para obter informações sobre o plano empresarial?

Você pode fazer um contato com nosso plantão de vendas através do telefone (51) 3287.9220 ou do e-mail comercial@ccgrs.com.br, e solicitar visita de um de nossos consultores de vendas. 

Como faço para obter informações sobre o plano pessoa física?

Passamos todas as informações por telefone ou e-mail (51-3287.9220 / comercial@ccgrs.com.br ), e ainda em nossos plantões de vendas que ficam nas unidade de atendimento de Canoas, São Leopoldo e Cachoeirinha, e no Centro Administrativo, em Porto Alegre. 

Posso fazer o plano pessoa física somente para uma criança?

Sim, a criança fica como titular do plano e um adulto como responsável pelo pagamento. 

Como devo preencher a Declaração de Saúde?

A Declaração de Saúde deve ser preenchida de próprio punho e ser ORIGINAL. É imprescindível que conste a data de inclusão do beneficiário na Associação ou Sindicato. 

Como faço para incluir usuários em um Plano Coletivo Empresarial?

Em um Plano Coletivo Empresarial somente podem ser incluídos os diretores de empresa e os funcionários com vínculo empregatício.
Planos Coletivos Empresariais com mais de 30 usuários (somam-se titulares e dependentes) não há necessidade de enviar Declaração de Saúde juntamente com o cadastro de beneficiário, DESDE QUE O CADASTRAMENTO SEJA ENVIADO EM ATÉ 30 DIAS DA ADMISSÃO DO FUNCIONÁRIO. Por isso, é imprescindível que conste data de admissão.
Passados mais de 30 dias da data de admissão do funcionário quando do envio do cadastro, é preciso ACOMPANHAR A DECLARAÇÃO DE SAÚDE original, de próprio punho, entregue também pessoalmente ou pelos correios (não pode ser via e-mail ou fax).
O mesmo vale para inclusão de novos dependentes (casamento, filhos) quando já transcorridos mais de 30 dias do evento.
Os Planos Coletivos Empresariais com menos de 30 usuários necessitam sempre acompanhar Declaração de Saúde conjuntamente com cadastro do usuário e carta de orientação ao beneficiário, também no seu original, de próprio punho, pelos correios ou pessoalmente.
  

Onde encontro os formulários para inclusão e exclusão de usuários?

Os formulários estão disponíveis no site www.centroclinicogaucho.com.br, para impressão. 

O titular e os dependentes obrigatoriamente devem estar cadastrados no mesmo plano?

Sim.

Quais são os dados necessários para incluir um usuário no plano?

Titular: nome do titular, data de nascimento, data de admissão, CPF, RG, PIS, endereço e nome da mãe.
Dependentes: nome do dependente, data de nascimento, CPF, Declaração de Nascido Vivo para crianças nascidas a partir do dia 01/01/2010 (facultativo) e grau de parentesco.

Fui demitido. Como faço para continuar com meu plano de saúde?

O artigo 30 da Lei nº 9656/98 garante a continuidade dos serviços prestados pelo plano de saúde empresarial de Planos NR.
A rescisão do contrato de trabalho do usuário não pode ter sido por justa causa.
A condição do usuário será mantida pelo período de um terço do tempo de permanência no plano de saúde, sendo assegurado o período mínimo de 6 meses e máximo de 24 meses.
O usuário assumirá o pagamento integral do plano e obrigatoriamente deve contribuir com uma parte da mensalidade.
Se a empresa que o trabalhador tinha vínculo cancelar o contrato com o Centro Clínico Gaúcho, o Termo de Permanência será automaticamente extinto.
O direito de permanência deixará de existir quando o usuário for admitido em novo emprego.
A continuidade será extensiva ao grupo familiar inscrito pelo beneficiário na época da vigência do contrato de trabalho.
O aposentado tem direito ao Termo de Permanência, no entanto o seu calculo é diferenciado, pois para cada ano contribuído contamos mais um ano de direito. Caso o aposentado tenha 10 anos ou mais de contribuição na mesma empresa, tem o tempo indeterminado, salvo o não cancelamento do contrato da empresa.
Em caso de falecimento do titular do plano, o direito da permanência será assegurado aos dependentes inscritos quando da vigência do contrato de trabalho.
Os critérios são os mesmos para o Termo de Permanência e deverá ser apresentado, junto com a documentação, o atestado de óbito. 

Documentos para realizar o Termo de Permanência:

  • Carteira do convênio
  • CPF e RG
  • Comprovante de residência
  • Último contracheque (deve constar demonstração do desconto)
  • RG, CPF ou certidão de nascimento dos dependentes atuais do plano

Você deverá optar pela manutenção da condição de beneficiário no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar da resposta ao comunicado de empregador, formalizado no ato da comunicação do aviso prévio, a ser cumprido ou indenizado ou ainda, da comunicação da aposentadoria.

Como faço para cancelar meu plano Pessoa Física?

Através de fax (3287.9202 e 3287.9233) ou e-mail (cadastro@ccgrs.com.br), informando os seguintes dados: nome completo, CPF e motivo do cancelamento. 

Qual o prazo para excluir um funcionário usuário do plano após o recebimento da documentação?

5 dias úteis. 

Como faço para alterar meu endereço de Pessoa Física?

Através de fax (3287.9202 e 3287.9233) ou e-mail (cadastro@ccgrs.com.br).

Como faço para alterar o endereço da minha empresa?

Através de fax (3287.9202 e 3287.9233) ou e-mail (cadastro@ccgrs.com.br), informando endereço completo, CNPJ e Razão Social. 

Posso deixar nas unidades os formulários de inclusões ou exclusões?

Não. As unidades são orientadas a não receber nenhum tipo de documento referente a inclusão ou exclusão. 

Como faço para enviar o formulário original para inclusão?

Através do motoboy da própria empresa ou via correio, endereçado à rua Frederico Linck, n° 25, bairro Rio Branco, em Porto Alegre, na recepção do setor de Cadastro, 5º andar.

Qual o prazo para cadastro do novo funcionário no plano de saúde, após o envio dos documentos?

72 horas úteis a partir do recebimento. 

Alterei meu sobrenome, como faço para receber um novo cartão com os dados corretos?

Será necessário enviar um fax (3287.9202 e 3287.9233) ou e-mail (cadastro@ccgrs.com.br) com uma cópia da documentação. 

Recebi meu cartão com os meus dados incorretos. Como faço para alterar?

Através de fax (3287.9202 e 3287.9233) ou e-mail (cadastro@ccgrs.com.br).

Como faço para obter o formulário original de cadastramento?

Através do site do Centro Clínico Gaúcho. 

Como faço para cancelar o plano de saúde de um funcionário?

Através de fax (3287.9202 e 3287.9233) ou e-mail (cadastro@ccgrs.com.br), informando os seguintes dados: Carimbo da empresa ou CNPJ e Razão Social. Nos formulários de exclusão devem constar a assinatura do funcionário em casos de demissão sem justa causa, com desconto de valores do plano de saúde no contra-cheque, de acordo com a RN 279. 

Onde encontro prontoatendimento de Traumatologia?

UNIDADE CANOAS:
Av. Boqueirão, 33
Fone: (51) 3462.9200
Todos os dias: 12h às 20h

UNIDADE ZONA NORTE:
Av. do Forte, 171
Fone: (51) 3349.6400
De segunda a sábado: 8h às 24h
Domingos e Feriados: 10h às 22h

Raio X:
Os exames de Raio X são realizados nas seguintes unidades:

  • Zona Norte (Porto Alegre)
  • Central de Diagnósticos (Porto Alegre)
  • Canoas
  • Gravataí
  • São Leopoldo

Horários de Raio X nas unidades 24h:

  • Unidade Zona Norte: segunda a sábado, das 8h às 24h; domingos e feriados, das 10h às 22h.
  • Gravataí: segunda à sexta-feira, das 8h às 21h; sábados, das 8h às 12h. Após, os pacientes são encaminhados para o Hospital Dom João Becker.
  • Guaíba: não há Raio X. O paciente é encaminhado para a Clínica Sidi, que atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h; e sábados, das 8h às 12h.
  • São Leopoldo: segunda à sexta-feira, das 8h às 20h; e sábados, das 8h às 12h. Após, os pacientes são encaminhados para o Hospital Centenário.
  • Canoas: segunda à sexta-feira, das 8h às 24h; e sábados e domingos, das 8h às 20h. Após, os pacientes são encaminhados para o Hospital Nossa Senhora das Graças.

  

Como faço para autorizar exames solicitados pelo médico após minha consulta?

Cada Unidade do Centro Clínico Gaúcho possui um setor de autorizações responsável pela autorização de consultas, exames e procedimentos na rede credenciada e interna, e pela confirmação das coberturas contratuais.
Quando o usuário recebe a solicitação de um exame ou de cirurgia, é necessário ser avaliado junto ao setor de autorizações para que se confirme a cobertura e o cumprimento de carências para a realização do procedimento. O usuário retira a guia de autorização do procedimento liberado, que indicará o local em que será realizado.
Quando negado, o usuário recebe uma justificativa por escrito.
Dependendo do procedimento a ser analisado, o setor poderá solicitar ao usuário que realize uma perícia com o médico auditor, no prédio administrativo.
  

Como posso realizar o cancelamento de minha consulta?

O cancelamento pode ser feito através de nosso site (Agendamento Web) ou pela Central de Marcações de Consultas, no telefone (51) 3287.9222, no dia anterior à consulta, até o horário das 18h, mediante n° de documento de identificação como RG ou CPF.

Como funciona o prontoatendimento na especialidade de ginecologia e obstetrícia e quais os horários de atendimento?

Usuária que necessita de prontoatendimento em ginecologia deve consultar com um médico clínico geral em qualquer unidade do Centro Clínico Gaúcho, e este profissional realizará um encaminhamento em caráter de urgência para o ginecologista. No caso de urgência de obstetrícia, a usuária é atendida por um obstetra de prontoatendimento. O prontoatendimento destas especialidades é realizado nas unidades Zona Norte e São Leopoldo.

Horários do prontoatendimento:

UNIDADE ZONA NORTE (Porto Alegre):
Segundas às sextas-feiras: 08h às 20h
Sábados: 12h às 18h

SÃO LEOPOLDO:
Segundas, quartas e sextas-feiras: 7h30 às 12h30
Terças-feiras: 7h30 às 12h30
Quintas-feiras: 13h às 18h 

Como funciona o atendimento de urgência de Odontologia e quais os horários?

Em caso de dor, o atendimento desta especialidade é feito por ordem de chegada nas seguintes unidades:

PORTO ALEGRE (Edifício Phoenix – Praça XV de Novembro, 16)
Segundas às sextas-feiras: 7h30 às 19h30
Sábados: 8h às 11h30

SÃO LEOPOLDO (Lindolfo Collor, 816)
Segundas às sextas-feiras: 07h40 às 19h15

CANOAS (Argentina, 171)
Segundas às sextas-feiras: 07h50 às 11h – 12h às 15h – 16h às 19h

VIAMÃO (Américo Vespúcio Cabral, 96)
Segundas às sextas-feiras: 8h às 19h20

GRAVATAÍ (Dr. Luiz Bastos do Prado, 1867)
Segundas às sextas-feiras: 8h às 11h30 – 12h às 15h30 – 16h às 19h30

CACHOEIRINHA (Lídio Batista Soares, 57 )
Segundas às sextas-feiras: 8h às 19h

ALVORADA (Pres. Getúlio Vargas, 2835)
Segundas às sextas-feiras: 8h às 11h15 – 12h às 15h15 – 16h às 19h15

OBS: Estes horários estão sujeitos à variação. Recomenda-se confirmar com as unidades, entrando em contato telefônico.
    

Quais as clínicas credenciadas que atendem no litoral do Rio Grande do Sul?

Tramandaí:

Clínica Urgemed
Av. Atlântica, 1810
Fone: (51) 3661.1900

Clínica Prontomed
Rua Rubem Berta, 1470/101
Fone: (51) 3661.1235

Osório: Hospital São Vicente de Paulo (24 Horas)
João Sarmento, 391
Fone: (51) 3663.3377

Capão da Canoa: Hospital Santa Luzia Soc. Educadora (24 horas)
Rua Dom Luis Guanella, 2864
Fone: (51) 3665.2391 / 3665.7100

Cidreira: Climed Salort Ltda
Rua Assis Cardoso Dias, 2685
Fone: (51) 3681.2804

Torres: Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (24 horas)
Rua Manoel José Matos Pereira, 260
Fone: (51) 3664.1100 / 3626.9300

OBS: o atendimento é realizado do dia 1º de dezembro do ano vigente até o dia 31 de março seguinte.
  

Não recebi o boleto ou carnê. Quem devo contatar?

Entre em contato pelo telefone (51) 3287.9223 ou pelo e-mail cobranca@ccgrs.com.br e solicite a segunda via do boleto.
Mantenha seus dados cadastrais atualizados, pois isto evita que o boleto ou carnê sejam enviados a endereços antigos.

Meu boleto está vencido. Agora como faço o pagamento?

Os títulos são válidos para pagamento até 29 dias após o vencimento no banco de origem dos mesmos. Se o boleto ou carnê estiverem com atraso superior a 30 dias, contatar pelo telefone (51) 3287.9223 ou cobranca@ccgrs.com.br

Não recebi a nota fiscal. Como procedo?

Entre em contato pelo (51) 3287.9209 ou pelo e-mail faturamento@ccgrs.com.br

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