Orientações Gerais

As principais informações sobre o seu plano de saúde

Avaliação Clínica

Quando precisar de atendimento médico de urgência e emergência, dirija-se a uma das unidades de prontoatendimento do Centro Clínico Gaúcho;

Para outras necessidades, agende uma consulta com um clínico geral, ele avaliará seu estado de saúde e prescreverá o tratamento adequado;
Se necessário, encaminhará você ao especialista para realização de exames ou outros procedimentos indicados.

Marcação de consultas

Antes de consultar com um especialista, você será avaliado por um clínico geral ou pediatra. Esse profissional ficará responsável pelo fornecimento de um encaminhamento ao especialista. Após a consulta, você deve dirigir-se ao balcão de atendimento na mesma unidade para gerar seu código de liberação de consulta via sistema. Você poderá fazer essa geração de código até 7 dias depois de sua consulta. O seu código de liberação via sistema tem um prazo de validade de 90 dias.

Marque sua consulta pelo telefone: 3287.9222, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e sábados, das 8h às 16h, ou através da internet, no site www.centroclinicogaucho.com.br, que está a disposição 24 horas por dia. Para realizar o agendamento, tenha em mãos o cartão do convênio, caneta e papel.

Sua consulta poderá ser agendada na Central de Marcação de Consultas. Após esse contato, ela poderá ser realizada em unidades próprias do Centro Clínico Gaúcho ou através da Guia Aberta. A Guia Aberta possibilita agendar consulta diretamente com o prestador credenciado. Quando a consulta for agendada através de “guia aberta”, o usuário deverá dirigir-se para unidade mais próxima, no prazo máximo de 30 dias, e retirar a guia de autorização, a qual permitirá a marcação do horário diretamente com o médico credenciado. Esta guia terá validade de 45 dias. Para realização de exames laboratoriais, exames de diagnóstico, procedimentos especiais, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais, após solicitação do médico consultado, você deverá dirigir-se até a unidade mais próxima para retirar a guia de autorização.

Dispensa do código de liberação

O código de liberação não é necessário para as especialidades de Odontologia, Ginecologia, Clínica Geral, Pediatria, Oftalmologia, Nutrição e Homeopatia.

Para agendar seu horário, basta contatar a Central de Marcação de Consultas e informar ao atendente os dados de seu cartão do convênio.

Para agendar Oftalmologia e Homeopatia, o usuário deverá retirar a guia de autorização nas Unidades de Atendimento do Centro Clínico Gaúcho e agendar diretamente com os médicos credenciados ao plano.

Procedimentos para consultas

Agende suas consultas com antecedência e chegue à unidade ambulatorial 20 minutos antes da hora marcada.

Ao ser atendido na recepção, apresente seu cartão do Centro Clínico Gaúcho e um documento de identidade com foto. Em caso de extravio do cartão, informe sua empresa ou entre em contato com o Centro Clínico Gaúcho para solicitar a segunda via.

Cancelamento de consultas e exames

Procure comparecer a sua consulta ou exame. Se não for possível, cancele seu horário até as 18 horas do dia anterior, ou até as 16 horas aos sábados, através da Central de Marcação de Consultas, telefone (51) 3287.9222.

Lembre-se de que consulta marcada e não cancelada acarreta a cobrança de taxa.

Solicitação e realização de exames

Caso o médico solicite a você exames, dirija-se ao balcão de Atendimento da Central de Autorizações ou às recepções da unidade para receber as informações necessárias ao encaminhamento/agendamento de seus exames.

Os exames somente serão realizados mediante a apresentação da autorização fornecida pelo Centro Clínico Gaúcho, cartão do convênio e documento com foto. Ao receber o resultado, agende uma nova consulta com seu médico.

Atendimento de urgência e emergência

Nos casos de urgência e emergência, dirija-se a qualquer uma de nossas unidades no horário diurno ou nas unidades 24 horas listadas:

Unidade Canoas Unidade Zona Norte - Porto Alegre Unidade São Leopoldo

Poderá haver momento, em que pela urgência e emergência (urgência entende-se aquele resultante de acidente pessoal ou de complicações no processo gestacional e emergência entende-se como atendimento aquele que implicar em risco imediato de vida ou de lesão irreparáveis para o paciente), seja necessário a procura direta do prontoatendimento dos hospitais credenciados, listados no manual. Nestes casos o atendimento será realizado, de acordo com as coberturas do seu contrato sem necessidade de autorização prévia.

importanteSerá de sua responsabilidade o uso indiscriminado dos hospitais, quer a nível particular, quer para consultas eletivas e/ou casos não caracterizados como urgência/emergência acima descritos, ou serviços que não tenham cobertura contratual.

Internações

Os planos de saúde de categoria Global do Centro Clínico Gaúcho incluem internações hospitalares. Consulte seu contrato para conhecer os detalhes de cada cobertura.

Se eventualmente for necessária uma hospitalização de emergência, procure diretamente qualquer estabelecimento da rede credenciada do Centro Clínico Gaúcho. E neste caso, a fim de garantir a cobertura contratada, você terá 48 horas úteis para retirar a Guia de Internação no Centro Clínico Gaúcho.

Se desejar, acesse um dos links abaixo para baixar o manual do cliente e conferir a todos os detalhes sobre as coberturas e orientações referentes ao seu plano, bem como todos os endereços das unidades do Centro Clínico Gaúcho.

Manual Pessoa Jurídica Manual Pessoa Física
Reembolso do transporte conforme RN 259 /ANS

A RN 259 da ANS estabelece os prazos máximos para atendimento dos beneficiários de plano de saúde, bem como a forma de transporte quando não houver a possibilidade de atendimento no município demandado ou limítrofe.

Desta forma, faz-se necessário esclarecer algumas diretrizes criadas de acordo com as exigências da ANS:

  1. O atendimento será assegurado no município onde o beneficiário o demandar ou em município limítrofe, desde que ambos façam parte da área geográfica de abrangência e da área de atuação do seu plano;
  2. O atendimento, preferencialmente, será realizado do município demandado ou no município limítrofe a este, neste caso, não haverá reembolso ou pagamento de qualquer despesa com transporte.
  3. Nos casos de indisponibilidade de atendimento no município demandado ou limítrofe, o CCG agendará a sua consulta no município disponível, e você terá direito ao reembolso do transporte público coletivo (ônibus comum) utilizado da sua residência para se dirigir até o local do atendimento (ida e volta), mediante a apresentação do comprovante de residência.
  4. Nos casos de inexistência de prestador no município demandado, o CCG agendará a sua consulta em município limítrofe ou não limítrofe, desde que pertencente a mesma região de saúde. Nestes casos, não haverá reembolso ou pagamento de qualquer despesa com transporte.
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