Notícias

23nov

Saiba como prevenir quedas na terceira idade

Tornar a casa um ambiente seguro para os mais velhos é fundamental na prevenção das quedas e lesões tão comuns à terceira idade. Como nesta fase da vida corpo se torna mais frágil, o idoso fica exposto a fatores corriqueiros da rotina doméstica. A presença de tapetes soltos, piso molhado, ou mesmo a altura do acento sanitário ou a falta de corrimãos, por exemplo, podem ocasionar tombos.

Além da fragilidade dos ossos, aspectos como o déficit de equilíbrio, a fraqueza muscular e o sedentarismo também colaboram para a vulnerabilidade dos mais velhos. Segundo a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado – Sbait, a cada segundo pelo menos um idoso cai em casa ou na rua ao redor do globo.

Para evitar situações assim, algumas dicas podem ajudar:

– Não deixe objetos pequenos, fios ou extensões elétricas espalhados pelo chão.
– Desloque móveis que barram o acesso entre os ambientes da casa.
– Opte por armários mais baixos, que não necessite de bancos ou escadas para alcançar os objetos.
– Luzes com sensor de movimento em locais de pouca luminosidade e barras de apoio também facilitam o deslocamento interno do idoso.
– No banheiro, instale barras de apoio próximas ao vaso para facilitar na hora de sentar e levantar e dentro do box para auxiliar na movimentação.

 

Redação:
Prática
Conteúdo | Comunicação | Relacionamento

Com informações de:
Portal Revista Saúde É Vital
Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar