Notícias

20mar

Saiba como prevenir e tratar a tuberculose

24 de março marca o dia mundial de combate à doença.

A cada ano, aproximadamente 70 mil novos casos de tuberculose e cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da doença são notificadas no Brasil segundo o Ministério da Saúde.

Esse é um grave problema da saúde pública, uma vez que a tuberculose tem transmissão aérea através da fala, espirro ou tosse das pessoas com infecção ativa (pulmonar ou laríngea), que lançam no ar os bacilos da doença. Contudo, a doença não é transmitida por objetos compartilhados como copos, talheres e outros.

Calcula-se que, durante um ano, um indivíduo que não tenha a tuberculosa tratada e controlada pode infectar, em média, de 10 a 15 pessoas em uma comunidade. Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela encontra-se muito reduzida.

Como prevenir
O bacilo da tuberculose é sensível à luz solar, e a circulação de ar possibilita a dispersão de partículas infectantes. Com isso, ambientes ventilados e com luz natural direta diminuem o risco de transmissão.

A principal via de prevenção em crianças é a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos, 11 meses e 29 dias.

Como tratar
O tratamento da tuberculose dura, no mínimo, seis meses e requer apoio e monitoramento dos profissionais de saúde. É comum que o paciente se sinta melhor logo nas primeiras semanas e tente abandonar o tratamento. Por isso, a orientação sobre o uso, duração e regime do tratamento é fundamental.

 

Informações: Ministério da Saúde
Redação: Prática








Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar