Notícias

11jan

Saiba como prevenir a trombose

Cerca de 400 mil casos de trombose venosa profunda acontecem por ano no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). A trombose venosa profunda é caracterizada por uma coagulação que gera massa sólida de sangue (os trombos), dificultando o retorno venoso para o coração.

Entretanto, algumas atitudes relacionadas ao estilo de vida podem ajudar a prevenir a trombose, como manter-se no peso, não fumar, ter uma alimentação balanceada, não ficar muito tempo imobilizado, praticar atividades físicas, voltar rapidamente a se movimentar após uma cirurgia; e usar meias elásticas e medicamentos quando indicado pelo cirurgião vascular/angiologista.

É preciso estar alerta, também, aos fatores que estão relacionados ao aumento do risco para o desenvolvimento da doença. São eles: o uso de medicações como contraceptivos orais, quimioterápicos e tratamentos hormonais; a obesidade; a presença de varizes nas pernas; gravidez; pós-parto; câncer; AVC (Acidente Vascular Cerebral); traumatismos, principalmente nas extremidades inferiores; insuficiência cardíaca e doenças pulmonares crônicas; doenças agudas como o infarto do miocárdio; infecções como a pneumonia; e fraturas ósseas.

Apesar de atingir majoritariamente as pernas, representa perigo pela chance de deslocamento desses coágulos para o pulmão, causando embolia pulmonar, o que pode ser fatal.
 

Redação:
Prática
Conteúdo | Comunicação | Relacionamento

Com informações de:
Portal Revista Saúde é Vital
Enviar por email O preenchimento do nome é obrigatório. O preenchimento do email é obrigatório. O preenchimento do nome do destinatário é obrigatório. O preenchimento do email do destinatário é obrigatório.

Obrigado! Seu email foi enviado.

Fechar